Recomendações provisórias de limpeza e desinfecção para instalações como escolas, empresas, escritórios - CDC dos EUA
Há muito a aprender sobre o novo coronavírus (COVID-19). Com base no que se sabe atualmente sobre o vírus, a disseminação de pessoa para pessoa acontece com mais frequência entre contatos próximos (a cerca de dois metros). Este tipo de transmissão ocorre através de gotículas respiratórias. A transmissão de coronavírus para pessoas, a partir de superfícies contaminadas com o vírus não foi documentada.
A transmissão do coronavírus em geral, ocorre muito mais comumente através de gotículas respiratórias. As evidências atuais sugerem que o novo coronavírus pode permanecer viável por horas a dias em superfícies dependendo do tipo de material.
A limpeza de superfícies visivelmente sujas, seguidas de desinfecção é uma medida de prática recomendada para a prevenção de COVID-19 e outras doenças respiratórias virais em ambientes comunitários.
Para quem são as Diretrizes?
Essas diretrizes estão focadas em instalações comunitárias e não relacionadas à saúde (por exemplo, escolas, instituições de ensino superior, escritórios, creches, empresas).
As instalações, por exemplo, escolas, creches, escritórios e empresas) compreendem a maioria dos ambientes que não são de saúde, que são visitados pelo público em geral e/ou funcionários.
Limpar e desinfectar refere-se à remoção de sujeira e impurezas, incluindo germes, das superfícies, reduzindo os riscos de disseminação da infecção.
Qual o momento ideal para iniciar a limpeza?
Momento e localização da limpeza e desinfecção de superfícies
Em uma escola, creche, escritório, empresa ou outra instalação:
Recomenda-se fechar as áreas utilizadas pelas pessoas e esperar o máximo possível antes de iniciar a limpeza e desinfecção para minimizar o potencial de exposição a gotículas respiratórias.
Abra portas e janelas externas para aumentar a circulação de ar na área. Se possível, aguarde até 24 horas antes de iniciar a limpeza e desinfecção.
A equipe de limpeza deve limpar e desinfetar todas as áreas (por exemplo, escritórios, banheiros e áreas comuns) utilizadas pelas pessoas, concentrando-se especialmente em superfícies tocadas com frequência.
fonte: Centers for Desease Control and Prevention (CDC) – E.U.A.